Você já se imaginou tendo um cabelo comprido que demorou anos pra crescer e depois, em um piscar de olhos, raspá-lo no zero só pra ter a maior experiência da sua vida?

Já imaginou ter que trocar sua alimentação por completo, comendo gafanhotos e bichos-da-seda porque era a única coisa disponível? Ou tomar banho gelado por um ano inteiro porque não há chuveiro na sua casa?

Sim, eu passei por tudo isso, por muita coisa bacana mas também diferente. Tudo isso quando decidi, aos 16 anos de idade, fazer intercâmbio para a Tailândia.

As mudanças foram muitas: tive que aprender uma língua estranha (o Tailandês) para que pudesse me comunicar; tinha que tirar os sapatos pra entrar na escola; comi as coisas mais estranhas e apimentadas possíveis; mudei a maneira de me vestir; e aprendi a me comportar de acordo com os valores de uma outra cultura, o que me trouxe ensinamentos incríveis.

O primeiro deles é que a Tailândia é conhecida como a “Terra do Sorriso”. Não importa para quem você olhe ou com quem converse: quando os olhares se cruzam, você é sempre recebido por um sorriso da outra pessoa. Isso me ensinou a sempre ser receptivo!

Segundo, a sociedade tailandesa possui uma hierarquia onde o professor é altamente valorizado (lembra da história que contei no Dia dos Professores? Caso não, confira no meu perfil). Ao passar por um professor, a gente se curva na frente dele, em sinal de respeito. O mesmo acontece quando estamos na presença de pessoas mais velhas. O respeito ao sábio e à sabedoria foram ensinamentos incríveis!

Terceiro, em um país onde 95% da população é budista, aprendi uma nova filosofia de vida. O budismo me ensinou que todos os bichos amam a sua vida assim como nós, humanos, amamos a nossa; me ensinou que a ética está no tratamento educado, na fala correta, na ação correta e no esforço correto.

Esses são apenas alguns poucos ensinamentos que adquiri, ainda tem muito mais que gostaria de compartilhar. Mas e você, quais foram os maiores ensinamentos de vida que você já teve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *